segunda-feira, 13 de julho de 2009

CEU Guarapiranga

Hoje conheci o CEU Guarapiranga, que na verdade fica no Jardim Ângela. O Jardim Ângela fica no extremo Sul de São Paulo e é uma região muito perigosa, mas de pessoas trabalhadoras e interessantissimas.

Hoje constatei uma coisa que eu nunca tinha reparado. A importância e o valor que os Ceu´s (Centro de Ensino Unificado) tem nas regiões onde eles foram construídos. Normalmente eles ficam em locais muuuuito distantes. Mas em sua maioria (não conheço todos) os teatros (os lugares que conheço melhor) são muito bem equipados e contam com técnicos prestativos e muito eficientes.

O CEU é um projeto da Ex perfeita Martha Suplicy, não votei nela, não sou a favor dela... mas dou o braço a torcer, ela agiu muito bem quando aceitou criar os CEU´s. Quando uma família que mora no Jardim Ângela teria a vontade, ou a comodidade de ir ao teatro assistir um espetáculo?

Acho dignissimo as cias irem até eles. A cada dia eles tem a oportunidade de ver um espetáculo diferente, se enriquecer culturalmente. Além das aulas de teatro, música e dança. Esse projeto da prefeitura Recreio nas Férias é muito legal. Eu já tinha participado com o Oc Trombada, mas não tinha me atinado a este ponto. Cegueira minha!!

Os Ceu´s ficam abertos durante o fim de semana para que a comunidade possa usar as piscinas, quadras. É isso aí. Os CEU´s são escolas de 1º e 2º grau, creches, emeis e possuem teatros, quadras, piscinas e uma série de atividades.

Hoje, eu cheguei mais cedo do que o combinado e quando cheguei ao teatro, ele estava sendo utilizado pelo grupo de teatro daquele CEU, eles estavam ensaiando. Fiquei pensando são 15 ou 20 pessoas que estavam tendo aula de teatro num DOMINGO DE MANHÃ. Meu Deus!! Poderiam estar em casa dormindo, mas escolheram estar lá. Serão possíveis grandes atores?

Pode ser que não, mas com toda a certeza serão pessoas muuuito melhores, mais instruídas, questionadoras, só por estarem lá neste horário já podem ser consideradas guerreiras.

Ao mesmo tempo acontecia um campeonato de Futsal, que deveria ter uns 10 ou 12 times. E cada time com 10 pessoas. Mais as pessoas que acompanhavam. Fácil umas 150 pessoas passaram ali durante o camponato.

Por fim de semana devem passar umas 500 ou mais pessoas. São 20 Ceus construídos, são 10 mil pessoas ocupadas aproximadamente. (Números meus, não sei exatamente fiz uma conta rápida minha) Dá pra acreditar? E se não existisse este Ceus o que estariam fazendo essas pessoas? E o público que foi nos assistir? Estariam em casa?

Parabéns para quem criou o CEU e para quem ainda acredita neste projeto. Eu realmente vivo numa realidade que eu não faço ideia do que é a verdade do mundo. Por mais que possamos pensar que sabemos como é o mundo lá fora. O mundo sempre me surpreende. Historias que só vendo a gente acredita que existem e o pior é que elas estão muito mais perto do que pensamos.

Um comentário:

beija-flor disse...

parabéns pela postagem do céu guarapiranga; eu que moro tão pertinho acabei obtendo informação deste céu atravez desta postagem.vou levar meus filhos adolecentes neste final d semana para participar de algum esporte ou até do teatro, e eu como sou oficineira de artesanato ,quem sabe têm alguma coisinha pra mim lá...
wilma-moradora do jd nakamura sp
31-08-2009