quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Sacerdócio do Artista!

Esta é a carta que escrevi para entregar aos alunos da 4 Act. eu gostaria de ter recebido uma carta assim, lá atrás, me aliviaria anos e anos de noites mal dormidas. Não que agora eu esteja dormindo menos ansioso.

O Sacerdócio do Artista!

Sacerdócio: FIG - O que tem um caráter venerável e quase como sagrado; Mister nobre, missão elevada.

Ser artista é um sacerdócio!

Ser artista é viver na eterna busca pelo conhecimento, por novos aprendizados, pela quebra de paradigmas, pelo acúmulo de informações; é caminhar no trilho das múltiplas escolhas. Quando pensamos que já descobrimos todas as possibilidades, surge alguém que nos mostra outros caminhos, outras fórmulas, que nunca passaram pela nossa cabeça, e que fazem tanto sentindo quanto as nossas.

Vivemos num mundo onde somos constantemente colocados à frente de questionamentos dualísticos, temos que escolher entre o bem e o mal, direita ou esquerda, o certo e o errado, raras, para não dizer nenhuma, são as vezes em que temos a opção de escolher as duas coisas.

E fica a pergunta em nossa mente: O que é certo e o que é errado quando o assunto é arte? Como se aprende a ser artista? Por quê um professor usa certos argumentos e outro usa outros que caminham em rumos totalmente opostos? Qual deles está certo? Qual devo seguir?

Estas são perguntas que atormentam a todos os estudantes das artes, sejam eles atores, músicos, pintores, escultores, seja qual for a sua área, essa dúvida viverá dentro do seu coração. Não há certo e errado na arte, vivemos da subjetividade, do gosto de cada individuo. E é isso que torna a arte tão fascinante, atraente, sedutora e ao mesmo tempo perigosa, traiçoeira e inconstante.

Podemos considerar artistas geniais aqueles que conseguiram criar algo que agradou 51% da população, o que significa a sua maioria, mas não agradou à todos? E NINGUÉM NUNCA IRÁ AGRADAR.

Como podemos viver assim? Seremos eternamente atormentados por estes questionamentos? Nunca estaremos certos? Como saberei se estou no caminho certo?

As respostas para essas perguntas são mais simples de encontrar do que se imagina, a dificuldade está em aceitá-las. A dificuldade está em aceitar que todas as opções estão certas. Que todas elas servem para agregar conhecimento, e gerar referências artísticas. Todos os mestres que passam pela nossa vida estão de alguma forma nos fornecendo conhecimento, mas você, e somente você, tem o direito de escolher o que vai absorver de cada mestre. O mais importante nessa escolha, é que o conhecimento adquirido com um professor não deve de forma nenhuma anular os conhecimentos adquiridos com o outro. Nós, dentro dos nossos anseios, devemos encontrar a forma de somá-los. Todos os conhecimentos devem ser somados, e juntos formarão a sua consciência artística.

Devemos estar 100% abertos para receber estes conhecimentos. Não devemos ter “pré-conceitos” em relação às instruções recebidas dos nossos professores e mestres.

Quando um estudante das artes se entrega para o sacerdócio do artista, lhe é permitido escolher todas as opções e a partir delas criar a sua concepção, o seu caráter, a sua escolha de vida artística. Esse é o nosso batismo. E isso é uma benção!!

Essa benção foi concedida a nós artistas juntamente com um grande poder: o poder de ficar com todas as escolhas, e fazer delas a nossa vida. Entretanto, com grandes poderes, surgem grandes responsabilidades. Se fazemos o que gostamos, isso tem um preço muito alto. São anos e anos de estudo, sem que ninguém perceba, em silêncio, dia a dia buscando informação em todos os caminhos, em todos os movimentos, em cada respiração, em cada gota de suor, tudo isso nos prepara para oferecer a nossa arte ao público.

A relação estudo X FAMA é muito desigual, são muitos anos de estudo em troca de poucos segundos de Fama, podendo não chegar a nenhum, e devemos estar atentos a essa armadilha. Não busquem a arte pela fama, busquem a realização pessoal e o reconhecimento artístico. A fama será a consequência do trabalho bem realizado. Portanto, não se deixem enganar, somente a constante absorção de conhecimento pode levá-los à transformação em verdadeiros artistas. Não há sorte sem trabalho. A oportunidade estará em sua porta a qualquer momento, ela não avisa, mas como disse William Shakespeare através de Hamlet: “O importante é estar pronto”.

E lembrem-se sempre: A maior recompensa será sempre o aplauso e o sorriso estampado no rosto de cada espectador. E a sensação de ter tocado alguém, de alguma forma, que cada um leva para o camarim depois de um espetáculo.

Estejam abertos às informações que os professores têm oferecido, o conhecimento é uma dádiva, e eles estão encarecidamente de coração aberto oferecendo o que há de mais raro, o que ninguém poderá roubar de vocês: O CONHECIMENTO!! Aproveitem!!

Busquem referências, façam pesquisas, leiam livros, jornais, sites, o mundo atual possui um fácil acesso às informações, a troca de dados é muito rápida. Não desperdicem seu tempo questionando o mérito ou o conhecimento de alguém, mas construa o seu mérito. Sempre há algo a aprender com todos.

Aproveitem cada segundo dentro da escola para sugar tudo que esses mestres têm a oferecer para vocês, pois ao saírem destas paredes e enfrentarem o mundo cruel do mercado profissional, vocês não terão a proteção deles, eles não estarão de corpo presente para auxiliá-los, mas serão os momentos em que conviveram na sala de aula, os ensinamentos oferecidos por eles, que os auxiliarão. Os seus mestres estarão em cada nota cantada, cada movimento executado, cada palavra declamada, por vocês, mas essas palavras, gestos, notas, não serão mais deles. Serão de vocês.

Sejam pacientes. O aprendizado é um longo caminho que deve ser trilhado passo a passo. Na sede de aprender tudo de uma só vez, vocês podem buscar mais do que é possível absorver, tanto por sua mente como por seu corpo. Cuidado para não criar um desgaste físico ou mental desnecessário.

Cada parte do seu corpo tem um limite, e vocês devem respeitá-lo. A carga horária que vocês têm dentro da escola já é muito alta, e desgastante. Buscar mais aulas fora da escola vai trazer para vocês um desgaste corporal muito grande, e pode gerar, como já vem acontecendo, a queda no rendimento de vocês. Todo o conhecimento é válido, entretanto existe um limite. Busquem orientação com seus mestres. Eles indicarão a necessidade ou não de aulas adicionais.

Ser artista é um sacerdócio, e não um sacrifício.

Nenhum comentário: