quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dica do Sr. Wilde

A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho em geral dura mais tempo.
Oscar Wilde

terça-feira, 28 de abril de 2009

Parabéns Zé!!!


E o Zé Renato deve estar recebendo neste exato momento mais um Prêmio APCA (Assoc Paulista de Criticos de Arte). Não sei quantos ele ja recebeu, mas todos com justiça tenho certeza. Desta vez, ele esta recebendo por Carreira Teatral. E a dele é bem grande, começou em 1948. Na época da 2º guerra mundial, dá pra acreditar?

Este é realmente um grande nome do Teatro Brasileiro, ele escreveu e viveu boa parte da historia do teatro brasileiro. Formado pela turma nº 1 da EAD, estudou com Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, ela inclusiver que disse para ele ser diretor, disse que ele era muito baixinho e tinha a voz muito fraca para ser ator. Que ironia!! Fundou o 1º teatro de arena da America Latina, Fundo o ARENA, por onde passaram tantas feras... Vianinha, Guarnieri, Flavio Migliacio, Milton Gonçalvez, Nelson Xavier, Juca Chaves (sim, ele inclusive morou no arena) se eu ficar citando todos os monstros sagrados ficaria dias aqui. Ele fez tanta coisa pelo Teatro brasileiro que eu não sou capaz de citar.

Tem tanta historia bacana dele, adoro ficar la sentando conversando com ele. Eu sempre começo com uma pergunta:
- O Zé é verdade que .... O cara viveu aquilo ele sabe o que é verdade e o que é mentira. Tem duas historias que eu adoro. Uma foi a gente no Piolin jantando, quando o Gui Toledo vira pra ele e fala:
- O Zé é verdade que não podia entrar viado no arena?
O Zé ficou meio sem jeit de responder mais respondeu assim:
- É. Mais ou menos. O povo lá não gostava muito. Mas no fim tinha um lá que era. O (Ele citou o nome mais não me lembro).
Ai pra complicar mais a vida dele. O gui virá e fala:
- Mas na Casa da Comédia* é diferente, né?
O Zé roxo, quase não engoliu o que tava comendo. E a mesa se cagando de rir.
* Casa da Comédia é o atual grupo que ele coordena, que eu humildemente faço parte.

Outra historia muito boa é de quando ele dava aulas na UFRJ, de Direção Teatral, lá nos meados dos anos 70. Ele diz que nunca desaconselhou ninguém na UFRJ a fazer o curso com exceção de um rapaz que um pouco antes do meio do curso apresentou um projeto. Ai acabou a apresentação, ele chamou o rapaz de canto. Coisa que ele sempre faz quando vai dar um crau em alguém. Sempre prezando pela discrição. Ele virá para o cara e fala:
- Olha Rapaz, eu acho que teatro não é bem a sua praia. Você não é músico, escreve letras. Eu acho melhor você tentar mais por esse lado.
O rapaz era o Paulo Coelho, o escritor. Eu não sei quem gosta ou não dele, mas o conselho deu certo o cara ganha uma fortuna escrevendo.
Eu queria um dia conhecer ele só pra tirar esta historia a limpo.

Eu me lembro da primeira vez que ele foi dirigir uma cena minha, eu tava tão extasiado que não entrei na hora que tinha que entrar. Tava babando por ele. Eu respeito muito esse cara. Ele com seus mais de 80 e poucos anos ainda tá lá fazendo teatro, ensinando os cabecudinhos que tão querendo encarar este trabalho tão injusto, e pouco reconhecido. Ainda bem, que ele esta sendo homenageado em vida.

Eu da minha parte, todos os dias agradeço por ter o prazer da sua cia nestes últimos três anos, espero poder ficar mais uns dez aprendendo com ele, o verdadeiro mestre!!

Um dos dias mais felizes da minha vida. Acho que foi o maior elogio que eu já recebi. Nos fomos assistir uma peça ( que por sinal era bem ruim). E ele virou pra mim e falou:
- O que você como diretor achou? Não é muita pretensão para pouco conteúdo?
O cara me chamou de diretor. Um igual a ele. Foi foda!! Eu fiquei feliz pra cacete. Não foi um qualquer que me chamou de diretor, que me considerou um diretor. Foi O Zé Renato!! O TOP FIVE da America Latina. Eu adoro quando falam que eu sou pupilo dele. Apesar de achar que estou longe de ser.

Um dos mistérios do Zé. Ele nunca deixa ninguém ver ele sem oculos, quando ele tira os oculos para coçar os olhos, ele mantem os olhos fechados. Isso é muito engraçado. E quando ele esta dirigindo meninas é muito bom ver ele fazendo o jeito que a atriz deve fazer.

Um diretor muito respeitador, nunca vi ele gritar com nenhum ator. Se o ator não está fazendo o que ele gostaria, ele sempre diz: Vamos experimentar outro caminho. Com a voz mais calma do mundo. Um diretor de Ator. Daqueles que mostra o que ele quer. Um dia eu espero poder ser como ele. Só espero não ter que implorar por dinheiro do governo para fazer as minhas peças. Ele deveria ter um fomento para ele todo o ano.

BRAVO MESTRE!! Obrigado pelas aulas!!

Guerra cibernética

Eu e o Computador estamso numa guerra!! E por enquanto ele tem levado a melhor. A cada dia um novo problema.... o atual é os drivers de audio e video nao funcionam!!

Que saco!! Alguém me ajuda?

sábado, 25 de abril de 2009

Em ebulição

Estou com tanta energia acumulada que parece que vou explodir. Venho guardando muita coisa, eu preciso de uma válvula de escape. Eu preciso explodir!!
Estou cheio de tudo. De coisas boas... como tesão, vontade, loucura, insensatez... como coisas ruins odio, rancor, magoa.
São ingredientes que juntos se tornam perigosos. O que será de mim?
BUUM

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia de São Jorge


Hoje é dia de São Jorge. É um santo que eu tenho um certo carinho. Quando eu era mais apegado as crenças religiosas era um dos santos que respeitava. Apesar dele ser padroeiro do Corinthians. Eu devo ser um dos poucos palmeirenses que o respeitava. Não sei se o reapeito menos hoje, na verdade a minha descrença te mais a ver com acreditar em Deus do que nos santos criados pela Igreja. Eu sei que deveria ter uma religião, e principalmente nos momentos de crise me ajudaria a me enganar e a enfrentar essas crises.

Eu acredito em vida após a morte, em reencarnação, em espíritos, também não haveria como não acreditar, cansei de ver e senti-los. Mas pra mim é engraçado desde que deixei de acreditar em Deus, eu parei de ver os espíritos, e como se eles só aparecessem para quem acredita.

Bom, mas voltando a São Jorge, já que hoje é o seu dia vou colocar a oração do São Jorge o Guerreiro. Eu adorava e ainda adoro quando as pessoas falam estou vestido e protegido com as armas de Jorge.

Conselhos do Pessoa

Quando tenho alguma dúvida recorro ao Sr. Fernando Pessoa. E veja o que ele me diz:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

"Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir - é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida."

"Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria."

quarta-feira, 22 de abril de 2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

Será que foi a poluição?

Hoje aconteceu o casamento da Denise do OC. Infelizmente eu não pude estar presente, mas sei que deve ter sido uma bela festa. Desejo toda a felicidade possivel para a Denise e o Marcelo.

Voltei de viagem e já tive que ir no teatro tirar medidas para o figurino. A viagem por sinal foi muito boa. As viagens de RM sempre surgem em momentos que eu preciso respirar. Parece até que ele ouve os meus pensamentos.

Ando atravessando (muito mal por sinal) um momento conturbado da minha humilde vida. Estou há mais de duas semanas sem conseguir escrever uma linha. Os texto estão parados, não tenho vontade nem de ler o que já escrevi. Estou querendo apagar tudo.Mas devo confessar que voltei muito otimista da viagem. Com muita vontade de escrever, mas perdi novamente a vontade de fazer qualquer coisa.

Eu estou tendo que me adaptar as verdades. E uma delas é. Eu não tenho o menor talento para escrever, dirigir, iluminar e muito menos atuar. Talvez eu seja uma grande farsa. Talvez eu esteja me enganando nos ultimos 20 anos. Eu não tenho o menor talento para trabalhar com arte.

E como é dificil de assumir essas fraquezas. O mais correto seria fugir para outra cidade, estado, país... ou quem sabe com muita sorte Planeta. Recomeçar uma vida e esquecer esta de farsas e mentiras, de tantas derrotas.

Os herois que eu mais me identifico são Homem Aranha e Wolverine. E neste momento eu queria que acontecesse comigo o que acontece com o Wolverine. Tomar um tir na cabeça e esquecer todo o meu passado. Recomeçar do zero. Mas isso não é possível, se eu tomar um tiro na cabeça, eu não vou recomeçar. Eu vou só terminar com esta vida, e como sou um fraco não tenho coragem pra isso.

Então o que me resta é me adaptar. Me adaptar a vida como ela é e não com eu gostaria que ela fosse.

Aceitar a minha falta de talento, e que o amor que eu tenho pra oferecer é pouco é o começo. Antes eu pedia para que o que tenho pra oferecer ao mundo fosse o suficiente. Mas a partir de hoje eu vou pedir para que me ajude a aceitar o que me foi oferecido.

Ainda me resta aplaudir o sucesso dos amigos. Que ainda bem estão constantes!

A viagem me fez bem, mas voltar me fez tão mal!!


sábado, 18 de abril de 2009

Conto Paulistano Nº 07

Era sexta feira, uma dessas sexta feiras de um mês qualquer durante o ano. Para toda a população era só mais uma sexta feira. Mas para Jorge não. Para ela era a sexta feira que ficaria guardada na sua memória. A Sexta feira mais importante da sua vida. Um divisor de água. Ele havia planejado tudo. Jorge é um desses caras extremamente metódicos. Desses que tem etiquetas em todas as gavetas, desses que o guarda roupa é montado de forma crescente de acordo com a paleta de cores. Além de tudo isso, ele era romântico, romântico não.... muito romântico.

Era um gentleman de primeira linha do tipo que abre a porta do carro para a namorada, manda flores... desses que se preocupa com a sua companheira. Desses que sabe exatamente quando a TPM esta para chegar e providência os chocolates e evita qualquer discussão nesta época. Mas Jorge ainda não é casado. Eu disse ainda, por que isso fazia parte dos seus planos de vida. Desde de pequeno. Assim era a vida de Jorge. Toda planejada.

Ele estudou a vida inteira no mesmo colégio. Colégio Santo Antônio é um colégio de padres, e foi lá que conheceu a mulher da sua vida... A doce e carismática Fabiana.

Ah!! Fabiana... não tinha quem não se apaixonasse por ela. Ela era linda, simpática, inteligente... e como toda moça inteligente ela namorava um rapaz perfeito... não, ela não namorava Jorge... porque o rapaz perfeito nos tempos de colégio era Marcos.

Marcos era um ano à frente dos dois. Era jogador de futebol do time da escola, era da turma dos descolados... e durante a escola isso é o rapaz perfeito!!

Jorge alimentou uma paixão platônica por todo o tempo de colégio, mas ela só foi reparar nele quando foram para a Faculdade. Ele era o único que ela conhecia na turma... e também era o mais inteligente, educado... passara a chamar a atenção. Ele tinha trocado o velho óculos de grau por lentes de contato. A sua roupa que antes parecia de velho, hoje se adequava aos padrões. Todos os meninos se vestiam como Jorge. Socialmente. Era o mundo de verdade.

Bom, com o passar dos quatro anos Jorge foi se tornando um homem de negócios importante, bem sucedido. Ficou cada vez mais atraente. E conquistou o coração da Bela Fabiana. E Marcos? Sumiu, a ultima noticia que tiveram sobre ele é que tinha virado Motoboy.

Jorge e Fabiana estavam formados, ele muito bem sucedido. Ela entrando no mercado de trabalho, ela não teve tanta sorte como ele.

Voltando para a Sexta feira especial para Jorge. Jorge viam planejando este dia há pelo menos 06 meses. Já eram mais de 06 anos de namoro. Poderíamos considerar um namoro firme. Jorge era completamente apaixonado por Fabiana, e ela também era apaixonada por ele. Meu avô dizia: O amor se constrói com o tempo. Eles já conviviam tempo bastante.

Sexta feira Jorge liga para Fabiana e combina de pega lá no trabalho, ela havia combinado que o pai dela iria pega lá, mas em cima da hora o pai ligou dizendo que não poderia. Só restou aceitar a carona do sempre solicito Jorge.

Eram quase 19 hs, o céu já estava escuro. Na porta da empresa lá estava Fabiana a espera de Jorge que havia ligado cinco minutos antes avisando que estava chegando e se desculpando pelo atraso, era culpa do trânsito, em São Paulo, fato nada raro. Um pouco mais atrás de Fabiana podia se ver um rapaz colocando a capa de chuva era um dos motoboys da empresa.

Jorge para o carro e abre a porta para Fabiana, Ela entra os dois se beijam trocam pequena carícias. Jorge então percebe o rapaz e diz:

- Coitado do Rapaz. Ouvi no rádio que vai cair um pé d´água. Nessas horas eu prefiro estar de carro.

- Pois é!!

- Que pena!! Um dia tão bonito. Fechou do nada.

Jorge e Fabiana foram embora conversando sobre o dia de trabalho deles quando Fabiana percebe que Jorge errou uma rua.

- Jorge, você tá mudando o caminho?

Ele carinhosamente diz:

- Não. Eu to indo pra casa.

- Mas nem a minha casa, muito menos a sua é pra cá.

- Calma. É um caminho novo. Vou experimentar. Ta muito trânsito.

Fabiana estranhou justo Jorge tão metódico mudando o caminho. Até que de repente Fabiana diz:

- Jorge, Eu to um tempo pra te dizer isso, você anda meio diferente nos últimos meses, eu ando diferente e talvez....

Toca o telefone de Jorge. E ele prontamente atende.

- Oi... To no trânsito... Acabei de pegar a Fabiana e to indo pra aí... Tá todo mundo aí?... Que maravilha... Tudo bem!! A gente já ta chegando... Poe mais água no feijão... Tá bom Dona Janete... outro.

- Minha mãe? O que ela queria?

- Saber se a gente ia demorar.

- Ah!!...

- O que você tava dizendo?

- Que a gente precisa conversar sobre o rumo do nosso...

Uma freada brusca faz o assunto cortar novamente. Apos o susto Jorge sempre preocupado vai verificar como esta a sua amada.

- Você tá bem?

- To. Acho que foi só o susto. Quanto imprudência!!

Apos alguns metros Jorge para o carro à frente da garagem de um prédio, que Fabiana não conhece. O Prédio é um local de alto padrão. Novo. Bonito. Fabiana e qualquer outra pessoa se encantaria.

- Jorge, que é que a gente tá fazendo aqui?

- É a casa de uma pessoa que eu preciso deixar umas coisas.

O porteiro abre o portão. Jorge sempre simpático cumprimenta o porteiro. Estaciona o seu carro na vaga do apto 91, que depois Fabiana foi saber que era o apto da cobertura. Na vaga ao lado estava estacionado um carro novinho em folha, com plásticos no banco, sem placa. Fabiana reconhece o modelo. É o seu preferido. Os dois vão até o elevador e sobem, vão até a cobertura. Ao sair do elevador. Fabiana reconhece um quadro que havia dado de presente para Jorge há muito tempo atrás, mas não comenta nada. Pode ser outro, é um quadro conhecido. E deixa pra lá!!

Mas pergunta pra ele:

- Quem mora aqui?

Jorge coloca a mão no casaco e tira uma caixinha e com um leve sorriso no rosto, com uma cara de criança que aprontou e foi pega. Entrega a caixinha para Fabiana e Diz:

- Nós.

- Nós quem?

Responde ela sem entender.

Então ele abre a porta para ela e pede para ela ir à frente.

- Tá escuro?

Diz ela.

- O interruptor está do seu lado esquerdo.

Ele responde. Quando ela acende a luz surge um apartamento todo decorado... lindo... pronto para morar e de trás do sofá que corta toda a sala surgem os pais de Jorge e Fabiana com um enorme grito de: Surpresa!!

Fabiana sem entender nada, olha para a cara de Jorge e diz:

- Jorge, o que é isso? O que isso significa?

- Amor, Eu sei que eu ando meio em falta com você nos últimos meses. Que nós não estamos como antes. Mas é porque eu estava preocupado em deixar tudo pronto sem que você percebesse. E se não fosse a Dona Jeanete não iria conseguir. Muito obrigada Sogra querida!! Eu tava preparando este presente pra você. Mas não é só isso...

Jorge então abe uma linda porta de correr ao lado da sala que estão e dentro desta sala esta um quarteto de cordas e um cantor. Quando Jorge abre a porta o quarteto começa a tocar a música preferida de Fabiana. Eleanor Rigby, dos Beatles.

Fabiana se desmancha em lágrimas. Ela que veio durante todo o trajeto seca, sem dizer quase nada, estava as lágrimas. E quem não ficaria com uma surpresa dessas?

Jorge então diz:

- Mas isso não é tudo.

- E Tem mais? Diz Fabiana.

- Agora que nos já temos onde morar, eu posso finalmente fazer o que eu queria fazer a muito tempo. Tudo está pronto!!

Jorge se ajoelha aos pés da sua amada, o quarteto passa a tocar o primeiro movimento de Four seasons, Spring de Vivaldi. Jorge tira do bolso uma caixinha menor que a anterior e aos pés de Fabiana diz:

- Fabiana Maria Soares você quer se casar comigo?

Fabiana que já estava as lágrimas agora se desespera. Começa a gritar. Os pais não entendem. que tipo de reação mais estranha. Os músicos ficam tão chocados que param de tocar. Fabiana solta um grito que parecia estar lá dentro dela há muito tempo. Um grito que ela vinha guardando parecia há algum tempo. Um grito de uma única palavra.

- NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! Eu não posso!! Eu não posso me casar com você!!

A família de ambos não entende!! Os músicos não entendem e Jorge não entende. São Seis anos de namoro. Como não pode se casar? Este não é o sonho de toda mulher? Já dormiram milhares de vezes no mesmo quarto, já viajaram juntos, são adultos formados. Um casal apaixonado!! Estão todos assustados. Quando Fabiana ainda aos berros diz:

- Eu não posso me casar com você!! Você não entende? Eu estou grávida!!

A mãe de Fabiana, as gargalhadas:

- Minha Filha, é isso? Eu também casei grávida de você. E isso hoje em dia ninguém mais se preocupa.

- Se você quiser a gente espera o bambino nascer pra fazer a festa. Diz Seu Giovanni pai de Jorge. Um desses Típicos Italianões dono de Cantina.

Os pais em gargalhadas. Se divertindo com a situação nem percebem que Jorge saiu de perto deles e esta indo em direção da varanda. Jorge abre lentamente a janela que dá para a varanda. Era como se estivesse procurando um ar para respirar.

Quando Seu Giovanni diz:

- O meu Filho!! Tá tão feliz que foi tomar um ar!! Um bambino!!

Jorge do lado de fora, já na varanda se vira para dentro do apartamento e solta um grito:

- Grávida?

- Tragam os charutos!! Diz Seu Giovanni.

Jorge cada vez mais exaltado.

- Grávida? Grávida? Sua vagabunda!! Sua desgraçada!! Eu não acredito.

Todos que estavam se recuperando do susto do grito de Fabiana, e agora gargalhavam ficaram em silêncio. Um silêncio se instauro no apartamento. Era possível ouvir a respiração de cada um.

- Quem é o pai dessa criança sua vagabunda? Fazem 02 meses que a gente não transa. E sempre fizemos com camisinha!! Fala sua vagabunda!!

Jorge vai correndo em direção a Fabiana para encher-lhe a cara de pancadas. Mas é contido pelo pai e pelo sogro.

- Fala Vagabunda!!

- Não fala assim a minha filha, gritava Dona Jeanete, sem saber o que fazer.

- Pega um copo de água pra menina. Gritava alguém. Alguém segura esse rapaz. Gritava outro.

Depois de quase 15 minutos de muita confusão e gritaria onde nada se podia entender. Se instaura novamente o silêncio. Fabiana esta sentada no lindo sofá. Abraçada pela mãe. Encostado na parede que separa a sala de estar da sala de jantar esta Jorge desconsolado, os pais de Jorge estão sentados na outra ponta da sala. E ainda dentro da sala de TV sem arredar o pé estão os músicos. Quando se houve uma voz embargada, numa mistura de soluço e choro. que diz um nome.

- Marcos.

É Fabiana.

- O Marcos é o pai do filho que eu to esperando.

- Que Marcos? Quem é este filho da puta?

- Ele estudava no Santo Antonio. Ele tá trabalhando lá no escritório como Motoboy faz uns 03 meses. Quando ele me viu veio tentar algo comigo e eu disse que estava namorando com você, mas você foi se afastando. ficou longe, só pensava no trabalho. Você mudou muito nesses últimos meses.

- Eu tava mobiliando e preparando esta casa pra você, sua vagabunda!!

- Eu resisti o quanto eu pude, mas com a carência ele se fez presente...

- E você de presente deu pra ele né? Tava ali facinho.

Jorge estava cada vez mais enlouquecido. Nem parecia aquele jovem educado, cortez que todos estavam acostumados. A cada resposta dada por Fabiana, Jorge quebrava um dos vasos que enfeitava a casa.

Os pais dele o seguraram, ele se desvencilhou dos pais chegou perto da Fabiana. Foi o maior momento de tensão. Todos tinham certeza de que Jorge iria bater em Fabiana, mas ele a abraçou. E disse:

- Por que? Eu te dei tudo. Anel com diamante, Casa... ah!! o Carro!! Sabe aquele carro lá embaixo é seu!! Eu te dei tudo. E você faz isso comigo...

Jorge aos prantos.

- Desculpa... me desculpa!!

Diz Fabiana. Jorge então levanta o rosto de Fabiana, olha para ela e diz:

- Isso que você fez não tem perdão. Mas eu quero que você tenha este filho. Que você crie ele nesta casa. E todos os dias quando você olhar pra ele você vai se lembrar de mim.

- Claro meu amor, Diz Fabiana.

- Você vai se lembrar que a culpa foi sua. Que a única culpada por isso é você. Você vai carregar o peso disso até o fim da sua vida.

Jorge então beija a testa de Fabiana e sai correndo em direção da Varanda. E salta para a morte.

Falou demais!!

Eu sustento uma teoria. A de que sempre que eu fico nervoso eu falo besteiras demais!! Só tem um problema não tem volta, né? Falou tá dito!!

Como dizia um velho ditado de algum lugar que eu não me lembro. Que diz o seguinte:
Existem 03 coisas que nunca voltam. A pedra atirada. A flecha lançada e a palavra falada.

Mas como tudo na vida tem seu lado bom, ao falar eu externo o que eu sinto, s vezes eu cago (quase sempre) mas às vezes eu acerto. Não vou pregar que você deva sair dizendo tudo que te vem a cabeça, mas ficar guardando tudo também não funciona, se você tem algo muito lindo pra dizer para alguém. Diga. Pois, ela nunca vai saber se você não disser. Pode parecer ridículo, mas existem muitas pessoas que não dizem por simplesmente acharem que esta tão claro que não precisa dizer.

Se uma pessoa te diz: Eu te amo. Retribua o gesto. É uma delicia dizer, mas é também é muito gostoso ouvir. Nem que seja um simples eu também.

Um olhar pode até valer mais que mil palavras, mas uma palavra pode mudar vidas!! Pense nisso!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Luto nas coxias!!

Acabei de ficar sabendo que faleceu nesta manhã o Dramaturgo do Grupo Folias Reinaldo Maia. Eu não o conhecia pessoalmente, mas já tinah lido textos seus. O Zé Renato sempre falou muito bem da dramaturgia dele. Ele diz que é um modelo diferente de dramaturgia.

É uma pena!! Perdemos mais um talento. Descanse em Paz Reinaldo Maia.

Recados de Guardanapo Nº 12

Ontem eu fui no mercadinho que tem aqui perto de casa e ouvi uma frase de uma senhora que foi de uma inteligência fantástica... acho que eu posso estar sendo prepotente... e no atual momento Susan Boyle isso é perigoso, mas creio que nem ela teve a ideia do grau de profundidade do pensamento que ela levantou:
Ela falou para a menina do caixa:
Você tem que fazer isso mesmo, minha Filha!! Afinal, patrão são patrões!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Maldita burocracia

Eu odeio mexer com burocracia. Hoje eu acordei um pouco melhor e fui mexer nos editas do PROAC de Circulação pra Jovem Guarda e no de Espetáculos inéditos (ainda não tem nome a peça). Aproveitei pra mexer no do FIT 2009.

Que Saco!! É uma puta trabalheira eu fiz a mesma coisa várias vezes, pra cada edital é uma justificativa diferente, tem sempre que mexer em algo.

Ah, claro! Sem falar na Rouanet que faz o inferno da minha vida!! Será que desta vez vai? Estou melhorando pouco a pouco. Tirei a barba que tava me incomodando e que eu só iria tirar no dia 1º, Não aguentei!!

Fiquei feliz por ver o Caetano Vilela sendo indicado ao Prêmio Carlos Gomes pela Iluminação de 02 Óperas no ano passado. Ele merece é um puta talento. Vi também que o Léo Neiva também foi indicado. Também é um puta cantor.

Saindo talvez eu vá assistir alguma coisa.

Recaída... mas já passou

Não resisti!! Ontem eu tive uma recaída!! Entrei no MSN... foram pouco mais de 05 minutos. É já eram quase 04 da manhã... É que tinha uma pessoa que eu queria muito falar. Mas deixa pra lá... Não falei com ela e nem com ninguém... e logo sai. Foi uma coisa típica de ex drogado... eu tive uma crise de abstinência!! Mas já passou!!

Quais as suas regras?

Eu tenho como característica ser uma pessoa teimosa, cabeça dura... e principalmente de dificilmente dar o braço a torcer.

Se alguém pisar na bola comigo ou com alguém que eu prezo muito, eu dificilmente perdoou. Se me trair, me fazer perder a confiança. Seja o que for. Acabou. Eu demoro muito pouco pra confiar em alguém. Eu acredito no olhar, na energia que cada um transmite.

Mas a velocidade com que eu me entrego, eu me fecho. E pra recuperar aquela confiança é muito difícil. Eu ousaria dizer que nunca mais. Mas como a vida tem me instruído a nunca dizer nunca. Eu mantenho só no muito difícil.

Existem algumas pessoas que eu adorava conviver, e adoraria conviver novamente, mas perderam a minha confiança, e em alguns casos o respeito. Algumas assumiram que erraram, e eu ainda não os perdoei, mas mantive o respeito. Outros nunca mais.

Por que que eu to falando isso?

Eu fui assistir The Fast and The Furios IV (como diria a Daniela filme de menino), e tinha um dialogo que eu me peguei pensando na hora. A irmã do bandido pergunta pro policial que é apaixonado por ela, e que cinco anos atrás deixou o bandido fugir.
- Porque você deixou meu irmão escapar?
Ele responde:
- Não sei!! Acho que foi porque ele me ensinou uma coisa importante, sempre siga as suas regras. Eu admiro o Dom (O Bandido) porque ele tem as regras dele e as segue.
Ela pergunta:
- E você quais são as suas regras?
Ele não respondeu nada. E eu fiquei o resto do filme pensando. E as minhas regras quais são. Na hora eu respondi que também não tinha regras, mas no caminho do cinema até o parlapatões, eu lembrei que tenho esta. Que eu sigo fielmente.

E agora escrevendo lembrei também de outra que é proteger meu amigos acima de tudo.

Mas não adianta nada ter regras e não seguir. É a mesma coisa que ter leis e não cumprir... ops!! É isso que acontece na colonia Brasilis!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Snif² Snif² Snif²

Tenho visto vários comentários sobre um video da Sra. Susan Boyle. O Video é realmente sensacional. Faz vir as lágrimas até o homem de pedra. Se você não viu aqui está o link.

Alexandre Inagaki no seu blog conta um pouco da historia de Susan Boyle (Dica de Rosana Hermann). Que apareceu no mesmo programa de Paulo Potts, o homem que vendia celulares e que há dois anos atrás fez o mesmo caminho. Por coincidência ou não (Quando o assunto é televisão nunca se sabe) eles apareceram no mesmo programa. O produtor deste programa é muito bom, caçou bem os selecionados. (Os produtores daqui poderiam aprender um pouquinho.)

Depois de assistir o video da Susan e depois do Paul, pela terceira vez seguida, e com as lágrimas já um pouco mais contidas. Eu pensei: Porra!! Só mudaram a mulher no juri. Sempre colocam uma bonitona!! (Maria essa é pra você!!).

Mas na 4º vez reparei que na verdade é a mesma, a Amanda Holde. Mas ela tá muito diferente. Eu quase não reconheci. Será que só eu paguei este mico? Ou será que são duas diferentes?

Socooooooooorrooooooooooooooooooo!!!

Me Tira Daqui - Jay Vaquer

me tira daqui

me deixa fugir
fugir de você
de tudo que não foi acertado
me esquece, morri
eu nunca existi
passei por aqui tão rápido
nem fui reparado
quando foi que te vi
quando admiti
alguém que me fizesse esse mal danado
me solta, fingi
que nunca esqueci
que já perdi um tempo ao seu lado

vendo as certezas mais insistentes
vendo as mentiras mais convincentes
um pouco beijo de despedida
e chegada na estação

não sei se quero ver ,vender ou vendar

vendo as certezas mais evidentes
vendo as mentiras mais indecentes
enfeitadas com cuidado
numa vitrine em promoção

não sei se quero ver, vender ou vendar

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Maquina do Tempo... viva a solidão!!

Eu queria ter uma máquina do tempo. Eu iria voltar uns 15 anos atrás e mudar uma única escolha. Mudar um único dia da minha vida. É uma pena que ela não exista.

Tenho percebido que ando mais amargo com as pessoas. Reclamando de tudo, nada esta bom. Tenho ficado mais tempo sozinho do que o normal. Estou quase me tornando um heremita. Eu tinha abolido o MSN da minha vida. E agora aboli o Orkut. O que será que vou abolir agora?

Tomei uma decisão diante da atual fase da minha vida. Vou escrever um monologo em que eu vou atuar, dirigir, operar luz e som. Já tenho ele na minha cabeça.

E viva a solidão!!

Viva a Madrugada!!

Eu adoro São Paulo de madrugada. Mas a madrugada de Domingo pra Segunda é a mais perfeita. A cidade está vazia!! Parece que eu tenho a cidade só pra mim. Ando pelas ruas desfilando, parece que eu to na parada do 7 de Setembro. Não tem transito é tudo muito tranquilo. É nesses momentos que eu tenho a certeza de que eu realmente nasci para viver de madrugada.

Fica cada vez mais dificil me adaptar a vida matutina!! To chegando em casa agora feliz da vida. Não peguei trânsito nenhum, nenhuma fila pra nada. São poucas as coisas que eu sinto falta. Preciso achar uma academia 24 hs. E vai resolver boa parte dos meus problemas!!

Vai ser tão dificil me acostumar a viver como os outros bois do pasto!!

Muitas saudades!!

Ontem fui ao Parlapatões, isso não é nenhuma novidade. Afinal, faz parte do projeto de 2009 voltar as origens. Tenho voltado a frequentar lugares que ia. Os lugares que a gente denominou de teatro roots.

Fui assistir Prego na Testa, com o Hugo Possolo. Um monologo muito bom!! Do caralho!! Eu tenho ido assistir várias peças com grandes atores e tem me batido uma saudade de estar no palco. Ver esses caras atuando é uma lição de interpretação. Tenho estado a quase dois anos só nos backstages. Quem sabe eu não crie coragem e escreva algo para eu fazer. Alguém se propoe a dirigir, ou dirigir e escrever? (E ai, Beire?)

Ontem, fui jantar com a Edna. Ela veio dos EUA passar uns dias. Fazia quase seis meses que não nos víamos. Ela me falou de como esta a vida dela lá. As dificuldades, a tal da crise... que saco falar sobre isso... porque as pessoas levantam esses assunto nas mesas de restaurantes? De interessante ao menos para mim, foi termos conversado sobre a possível volta dela ainda este ano. Quem sabe? Reinterou o convite para ir morar lá com ela ou pelo menos passar uma temporadinha lá. O dificil é arrumar a grana para ficar por lá. Provavelmente ela só volte daqui um ano. Ela veio com duas amigas a Terry e a Marshal (acho que é assim) super simpáticas. Gostaria de ter conversado mais com ela, ela já vai embora agora na segunda feira.

Se ela voltasse agora em maio seriam maiores as chances de eu estar no palco. Gosto de trabalhar com ela dirigindo. Vamos ver... O destino tem me castigado tanto que se a teoria da troca com o Cosmos estiver correta. O cosmos já esta me devendo muuuuuuuuuuuuita coisa.

Teoria do cosmos é um caso para muita conversa. Ainda estou pesquisando!!! Logo mais explico.

domingo, 12 de abril de 2009

Sensação... hum!!

Eu to comendo um Ovo de Páscoa Sensação. Eu adoro o chocalate Sensação. Algumas pessoas o acham enjoativo, mas eu adoro.

Fui abrir agora a pouco e me veio uma lembrança muito antiga, ousaria dizer uns 10 anos ou mais. E me dei conta de como estou velho. Lembrei da pessoa que me ensinou a gostar deste chocolate. Eu não sou o maior fã de chocolate, não sou um chocolátra. Eu como alguns especificos. Este é um dos meus preferidos ao lado do Prestigio.

Me bateu uma enorme saudade desta pessoa. Acho que vou ligar pra ela só pra saber como ela esta. O que tem feito. Se casou, teve filhos.

Engraçado como um cheiro marca as nossas vida. Foram bons momentos. Que bom que a minha memória ainda os guarda.

Preparativos

Hoje ainda é dia 12 de Abril, mas já to começando a preparar uma grande mudança para o dia 1º de maio. Eu tenho um pouco mais de 15 dias para chegar onde devo para poder fazer valer esta mudança.

Recados de Guardanapo Nº 11

Existe uma grande diferença entre gostar de sofrer e sofrer por gostar.
Marllos Silva

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Por que?

Eu tenho uma dúvida que somente uma pessoa pode me responder.

Ela é uma flor do campo. Nos palcos brilha como um luminoso Neon. Tem tanto talento para cantar e atuar que o mundo diz que é algo indescritível. Carismática como só ela.

E por isso me pergunto:
Por que tão linda?

PS: Morto, quebrado, de tão ruim, acha que é.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O dia e a noite

Saindo para a Noite de São Paulo....Mais uma noite que muito promete para quem espera algo dela. Já eu não espero nada da noite, não peço nada. Nem pelo seu começo nem pelo seu fim.

Quando cai a noite sinto uma dor inexplicável. Sinto que dentro de mim falta algo. Durante muito anos fui buscar na noite este algo que faltava em mim. Cansei, não achei.

Hoje, prefiro deixar vazio ocupar este espaço, que já é dele. To me acostumando com ele, e porque ocupa-lo por algo que um dia poderá ir embora?

Perda de tempo, não é?

Me resta o dia?

Não. O dia é feito para dormir, enquanto todos correm para viver o dia, eu durmo para não ver o dia. O dia que passa em meus sonhos não é o mesmo que acontece fora da janela do meu quarto. Então, para não me decepcionar com o dia também, prefiro dormir.

O Genial Flávio Wetten

Só para comprovar que quando um artista sofre por amor a sua arte fica mais próximo encantadora.

Nesses últimos dias, o Genial Flávio Wetten vem arrebentando. Um desenho melhor que o outro.

Separei apenas esses 03, mas dá uma fuçada no Fotolog dele. Esse rapaz é um fenômeno.




Apesar de estar tão desgastada pela mídia a única palavra que pode ser encaixada no caso deste rapaz é GÊNIO.
Na essência da palavra.





quarta-feira, 8 de abril de 2009

Melhoras para JV


João Vitor está com pneumonia. É tão ruim ver ele assim. Ele tá chatinho, não quer brincar... to até sentindo saudade dele vindo correndo e batendo na porta do meu quarto pedindo pra mexer no computador, isso quando ele não vem direto e desliga logo de cara. E depois fica com aquela cara que eu nem consigo brigar com ele. Tomara que ele fique bom logo. Assim, eu vou ter o meu companheiro de desenhos de volta.


IBTT

Ontem foi um dia importante para a classe teatral. E eu posso dizer com muito orgulho que eu estava presente. Ontem, dia 06 de Abril de 2009, às 19:26 foi oficialmente criado o IBTT (Instituto Brasileiro de Tecnologia Teatral).

Foi um evento importante e já no primeiro encontro desfrutamos de uma lição de humildade e criativade de Beto Bruel, responsavel pela iluminação dos espetáculo da Sutil Cia de Teatro e Guto Gevaert responsavel pela sonoplastia da mesma cia.

Um dos fatores mais legais, além é claro da criação foi poder encontrar amigos que vamos fazendo pelo caminho, como foi o caso de encontrar alguns dos técnicos do SESI das unidades do interior. Amigos que trabalham com iluminação. Mestre como Nezito Reis, Bonfante, Beato o próprio Beto e muitos outros.

Fiquei muito orgulhoso de poder estar lá participando de um momento tão importante da historia do Teatro Brasileiro. Senti que estava participando da historia.

Muito obrigado pela oportunidade. E Merda para o IBTT

terça-feira, 7 de abril de 2009

Recados de Guardanapo Nº 10

A pessoa que dedica sua vida a ser contra você, ainda assim, dedica sua vida a você.
Isso tem nome: amor às avessas.
Por Rosana Hermann

.

?

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fugir...

Vou fugir...
Vou abandonar tudo que construi...
Não foram castelos, mansões
Nem tão pouco belas construções.
Foram grandes historias
que me levaram a grandes glorias

Mas vou fugir...
Pois o meu lugar não é mais aqui!!
Deixo o que aprendi
Deixo a saudade em ti
Não quero mais ver choro no semblante
graças as confusões que se tornaram constante

Volto?
Eu topo.
Quando?
Quando souber o que quer.

domingo, 5 de abril de 2009

Corte do cabelo

Diante dos vários questionamentos vou responder uma pergunta recorrente nesta semana.

Por que você cortou o cabelo assim?

Sabe quando um agricultor vai iniciar uma nova plantação? Ele primeiro ara a terra, limpa o espaço onde vai iniciar a sua nova plantação. Cada nova plantação é uma nova fase na vida daquele espaço, daquela terra. Só que para começar esta nova plantação é necessário limpar a terra. Retirar todas as raízes que estavam plantadas ali.

É justamente essa a intenção deste novo corte. Eu estou limpando todas as raízes que estavam plantadas aqui. E assim como a terra fica feia quando é arada, o meu cabelo esta horrivel. Este corte de cabelo está no Top 03 dos meus piores cortes, mas psicologicamete ele pode me ajudar a iniciar esta nova fase.

E assim, como o cabelo cresce, as plantações germinam. Eu vou crescer com os erros das últimas plantações. Porém, devo admitir que vou mudar o rumo da minha plantação.

E é claro que como vou me dedicar um pouco mais no trato das minhas plantações, devo me ausentar por um período de lugares que costumo frequentar. Quando as plantações derem suas primeiras raízes voltarei.

sábado, 4 de abril de 2009

Avenida Dropsie

Fui assistir Avenida Dropsie, da Sutil Cia. O espetáculo é um primor no quesito tecnologia teatral, com exceção ao volume da trilha sonora qu eestava muito alto. A trilha chegava muito forte nos PAs. A trilha é belissima. As projeções são um show. Coisa muito dificil de se ver.

O trabalho da Sutil Cia me agrada, mas não são os meus favoritos. Eles usam a paleta de branco e preto ao extremo, e o trabalho corporal é muito bacana!!

Acho que é isso!!

Ah!! Teve a sutil Cia de Maria que quase não assistiu. Porque o povo do SESI fechou a porta pontualmente às 20 hs.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Conto do Marcelo R. Paiva

Um belo conto do Marcelo Rubens Paiva.

Quando os amigos confundem a sua cabeça e a mulher ao seu lado é tão perfeita que você nem acredita que possa ser sua, e você por medo escolhe partir.

Recomendo a leitura.

Blog do Marcelo Rubens Paiva

Erro de Cartola

Queixo me as rosas...mas que bobagem... as rosas não falam.

Espero que Cartola possa estar enganado.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Eu no twitter

Entrei de vez na era do Twitter. Ainda estou me acostumando, mas vamos lá devagar e sempre, né?

Quem quiser me seguir é só vir aqui.

http://twitter.com/marllossilva

Recados de Guardanapo Nº 09

Lembrei de mais um pensamento de Boteco:

Nunca se envolva com uma pessoa que você gosta. Se não der certo, nunca mais vai ser a mesma coisa.

Chega!! Já falei demais por ser tão cedo. Não são ainda nem meio dia.

Corpo reclama

Só existem dois motivos para eu acordar cedo.

O primeiro é algum compromisso profissional. E eu evito ao máximo marcar compromissos pessoais na parte da manhã e até os profissionais eu tento. Só quando é realmente impossivel, eu marco.

E o segundo é quando não estou bem fisicamente ou emocionalmente. Este é o caso desta semana. Não estou bem. Tenho ido dormir por volta das cinco da manhã e acordando as oito ou nove da manhã. Não to consiguindo dormir mais que isso.

É o meu corpo reclamando. Eu conheço ele, afinal são muitos anos juntos.

Acho que é saudade do boteco. Vou lá sentar um pouco e desabafar com o meu caderno.

Show da Zirta e da Má

Bom, hoje tem show da Zirta e da Má.

Eu tinha me programado pra ir. Seria uma ocasião especial, mas não rolou a ocasião. O show é bem bacana. As meninas arrasam.

E eu queria assistir sem a incomoda dor no joelho que mne fez ir embora mais cedo na semana passada. Mas não sei se estou bem o suficiente.

Doem outras partes do corpo. Tá foda, quando cura uma vem outra é me fode. To achando que to entrando na idade do Condor.

Dica do Bortolotto

Eu leio diversos Blogs diariamente, devem ser uns 17 ou mais. Não sei o número exato. E sempre acho um ou dois blogs novos que deve em quando eu volto pra dar uma sapeada ou em algum asssunto pontual eu vou lá. Mas tem os preferidos, como é o caso do Atire no Dramaturgo,do Mário Bortolotto.

Essa semana ele postou uma historia dessas de boteco muito interessante. Ela vem dividindo junto com o Auto da Barca do Inferno os meus pensamentos. Eu vou colar aqui porque achei bem interessante.

E assim, como ele eu sei que algumas mulheres vão querer me matar, mas tudo bem. Eu também ando querendo matar algumas. Estamos quites. (hahaha)

Trecho exraído do Blog do Mário Bortolotto


Tava ouvindo um carcereiro de um presídio feminino. Ele soltou essa:

Já trabalhei dez anos em presídio masculino e cinco em presídio feminino. Vou dizer: prefiro cuidar de 100 homens extremamente perigosos do que cuidar de uma mulher só. É que os homens em geral, por mais truculentos que sejam, quando você chama ele na responsa, o cara acaba admitindo o erro, abaixa a cabeça e fala “Sim, senhor”. Já a mulher nunca admite. A mulher tem estágios. No primeiro ela chora. Quando não funciona, ela passa pro segundo que é discutir com você. Quando também não funciona, ela vai pro terceiro estágio que é o de ficar agressiva. Quando nenhum deles funciona, ela então apela pro quarto estágio que é o da auto-mutilação. Ela se corta, bate a cabeça contra a parede, o escambau. Mas ela nunca admite que tá errada”.


Eu sei que muitas mulheres vão achar essa colocação machista. Eu particularmente, até acho um pouco controversa. Mas por experiência própria, acho que faz sentido sim, (eu já testemunhei esses quatro estágios - e não foi só uma vez não) embora conheça algumas mulheres que sabem admitir quando erraram, e conheço alguns homens que nunca admitem. Mas no momento que o carcereiro falava, eu vi os homens assentindo com a cabeça. E até algumas mulheres também. Qualquer semelhança com a vida aqui fora deve ser mera coincidência, né?


Fim do Trecho.

Eu concordo com o Mário. Só não presenciei... ainda... o Quarto Estágio. Mas tem muito cara assim, também é vero!!