terça-feira, 28 de abril de 2009

Parabéns Zé!!!


E o Zé Renato deve estar recebendo neste exato momento mais um Prêmio APCA (Assoc Paulista de Criticos de Arte). Não sei quantos ele ja recebeu, mas todos com justiça tenho certeza. Desta vez, ele esta recebendo por Carreira Teatral. E a dele é bem grande, começou em 1948. Na época da 2º guerra mundial, dá pra acreditar?

Este é realmente um grande nome do Teatro Brasileiro, ele escreveu e viveu boa parte da historia do teatro brasileiro. Formado pela turma nº 1 da EAD, estudou com Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, ela inclusiver que disse para ele ser diretor, disse que ele era muito baixinho e tinha a voz muito fraca para ser ator. Que ironia!! Fundou o 1º teatro de arena da America Latina, Fundo o ARENA, por onde passaram tantas feras... Vianinha, Guarnieri, Flavio Migliacio, Milton Gonçalvez, Nelson Xavier, Juca Chaves (sim, ele inclusive morou no arena) se eu ficar citando todos os monstros sagrados ficaria dias aqui. Ele fez tanta coisa pelo Teatro brasileiro que eu não sou capaz de citar.

Tem tanta historia bacana dele, adoro ficar la sentando conversando com ele. Eu sempre começo com uma pergunta:
- O Zé é verdade que .... O cara viveu aquilo ele sabe o que é verdade e o que é mentira. Tem duas historias que eu adoro. Uma foi a gente no Piolin jantando, quando o Gui Toledo vira pra ele e fala:
- O Zé é verdade que não podia entrar viado no arena?
O Zé ficou meio sem jeit de responder mais respondeu assim:
- É. Mais ou menos. O povo lá não gostava muito. Mas no fim tinha um lá que era. O (Ele citou o nome mais não me lembro).
Ai pra complicar mais a vida dele. O gui virá e fala:
- Mas na Casa da Comédia* é diferente, né?
O Zé roxo, quase não engoliu o que tava comendo. E a mesa se cagando de rir.
* Casa da Comédia é o atual grupo que ele coordena, que eu humildemente faço parte.

Outra historia muito boa é de quando ele dava aulas na UFRJ, de Direção Teatral, lá nos meados dos anos 70. Ele diz que nunca desaconselhou ninguém na UFRJ a fazer o curso com exceção de um rapaz que um pouco antes do meio do curso apresentou um projeto. Ai acabou a apresentação, ele chamou o rapaz de canto. Coisa que ele sempre faz quando vai dar um crau em alguém. Sempre prezando pela discrição. Ele virá para o cara e fala:
- Olha Rapaz, eu acho que teatro não é bem a sua praia. Você não é músico, escreve letras. Eu acho melhor você tentar mais por esse lado.
O rapaz era o Paulo Coelho, o escritor. Eu não sei quem gosta ou não dele, mas o conselho deu certo o cara ganha uma fortuna escrevendo.
Eu queria um dia conhecer ele só pra tirar esta historia a limpo.

Eu me lembro da primeira vez que ele foi dirigir uma cena minha, eu tava tão extasiado que não entrei na hora que tinha que entrar. Tava babando por ele. Eu respeito muito esse cara. Ele com seus mais de 80 e poucos anos ainda tá lá fazendo teatro, ensinando os cabecudinhos que tão querendo encarar este trabalho tão injusto, e pouco reconhecido. Ainda bem, que ele esta sendo homenageado em vida.

Eu da minha parte, todos os dias agradeço por ter o prazer da sua cia nestes últimos três anos, espero poder ficar mais uns dez aprendendo com ele, o verdadeiro mestre!!

Um dos dias mais felizes da minha vida. Acho que foi o maior elogio que eu já recebi. Nos fomos assistir uma peça ( que por sinal era bem ruim). E ele virou pra mim e falou:
- O que você como diretor achou? Não é muita pretensão para pouco conteúdo?
O cara me chamou de diretor. Um igual a ele. Foi foda!! Eu fiquei feliz pra cacete. Não foi um qualquer que me chamou de diretor, que me considerou um diretor. Foi O Zé Renato!! O TOP FIVE da America Latina. Eu adoro quando falam que eu sou pupilo dele. Apesar de achar que estou longe de ser.

Um dos mistérios do Zé. Ele nunca deixa ninguém ver ele sem oculos, quando ele tira os oculos para coçar os olhos, ele mantem os olhos fechados. Isso é muito engraçado. E quando ele esta dirigindo meninas é muito bom ver ele fazendo o jeito que a atriz deve fazer.

Um diretor muito respeitador, nunca vi ele gritar com nenhum ator. Se o ator não está fazendo o que ele gostaria, ele sempre diz: Vamos experimentar outro caminho. Com a voz mais calma do mundo. Um diretor de Ator. Daqueles que mostra o que ele quer. Um dia eu espero poder ser como ele. Só espero não ter que implorar por dinheiro do governo para fazer as minhas peças. Ele deveria ter um fomento para ele todo o ano.

BRAVO MESTRE!! Obrigado pelas aulas!!

Nenhum comentário: