terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bate papo Pesado

Hoje, fui pedir conselhos para um amigo que sempre me diz o que fazer e o que não fazer. No começo da nossa conversa, eu devo confessar que não gostei. Ele brigou comigo pra cacete. Falou que eu sou muito ansioso, fico forçando a situação, que eu deveria pensar nos fatos morais e éticos da situação. Que eu deveria dar tempo ao tempo, que as coisas tem um tempo para acontecer. Que se as coisas aconteceram desta maneira é porque os caminhos a serem trilhados precisam desse tempo e trajeto.

Ouvi tudo que ele me disse calado, sem retrucar nenhuma palavra. Me disse ainda que se as coisas aconteceram da maneira que eu lhe contei. Que se os fatos não foram aumentados e nem diminuídos como eu costumo fazer neste tipo de situação. Existe grande chances de tudo terminar bem. Mas que depende muito de como eu vou me comportar diante disso tudo. O antes foi para provar que existe algo forte, algo que tirou a estrutura de um caminho que estava indo bem. Onde tudo estava no seu devido lugar, e graças a minha chegada foi mexido, bagunçado. E que agora é preciso tempo para pensar o que deve ser feito.

O presente é o processo de readaptação do momento para saber se apos este terremoto o que deve ser feito. Se as pessoas devem procurar levantar as suas vidas da maneira como eram ou se elas devem procurar novos caminhos. Me disse ainda que dvo me preparar porque muitas pessoas já passaram por diversos terremotos e tem o costume de se readaptarem, mas outras não tem essa experiência, precisam ter certeza de onde estão pisando, precisam da certeza de que agora podem pisar no chão tranquilas que estartão seguras para viver. Não podem simplesmente abandonar as casas onde viverão durante anos, onde construiram suas vidas, onde existe uma base familiar estabelelcida. Deixem elas sairem do abrigo, voltarem para casa, de repente o terremoto causou só uma pequena fissura na casa. E elas vão preferir ficar lá e reerguer suas vidas como eram antes. Ou de repente a casa esta condenada e vão ter que começar uma nova vida.

Se for este o caso, você pode ajuda-los reerrguendo a sua vida, porque as dificuldades são grandes. Não é fácil assim. AS pessoas não podem simplesmente dizer: Olha, estou te deixando e ponto final. Pense em como você se sentiria. Imagine você aqui sozinho começando uma nova vida. Será que isso não te dá um frio na barriga? Será que suas mãos também não congelariam?

O seu passado foi guiado por um sacerdote, que apresentou este turbilhão de pensamentos. O seu presente apresenta a Morte que traz mudança, não significa à perda, mas sim a mudança. E o futuro apresenta o Louco, que pode ser o sim para tudo que você deseja, mas com calma, pois isso tudo precisa de estrutura. Pense bem: Nada fazendo, tudo acontece.

Nenhum comentário: